sexta-feira, 2 de julho de 2010

raparigas novas falam de tricôt; as velhas de futebol

isto já não é nada como dantes. anda tudo trocado. o guarda-redes que remata, o defesa que ataca, o ponta-de-lança que fica no meio campo... bolas de futebol disparadas de máquinas humanas semelhantes às do ténis; balizas que se mexem; guarda-redes que estão a mais...
pontos e linhas, malhas, renda, tricôt, ponto de cruz. eu cá não percebo nada disto. em miúda ainda cheguei a fazer "ponto-ninho" e passo a explicar que se trata de ponto de cruz mas muitíssimo mal feito; na parte detrás do pano o que se vê é uma salganhada de linhas cruzadas que eu acredito que até uma pulga se perde ali. mas ainda assim lembro-me de colegas minhas em tempos de escola que mostravam as suas habilidades nas malas feitas, nas bolsas de telemóvel e na eventual hipótese de bikini para o verão. lembro-me que queriam em branco. de futebol não sou melhor. sei o que é fora de jogo mas nunca sei quando são os penalties nem o tempo de compensação nem nunca apanho a tempo as faltas nem percebo quando se dão ou não cartões vermelhos excepto... se eu mandasse dava cartões vermelhos à maioria dos árbitros e impunha uma nova modalidade: futebol anárquico! muito mais interessante... depois disto viria o boxe e o pugilismo... sem regras... mais vale brincar à cabra-cega! ai que saudades da cabra-cega! todavia as velhotas estão no auge! discutem futebol como uma certeza absoluta que é digno de presenciar.

diz uma:
"- o guarda-redes é muito bom!"
responde a outra:
"- ah!! o cristiano ronaldo é muito bom jogador mas na selecção não faz nada de jeito!";
a primeira ainda continua:
" - ...e depois ainda expulsaram aquele rapazinho... logo ao início...";
a segunda contrapõe:
"- o mal da gente foi o árbitro! o árbitro é que fez as coisas mal feitas!"
a primeira:
"- eu gosto muito dos pontapés daquele menino... do... ai como é que se chama?!... humm... o cardozo!"

e assim sucessivamente; muito engraçado de ouvir. no entanto, seria de esperar, que as rapariguinhas novas que abrem as guelas aos quatro-ventos soubessem mais de futebol que as tão calmas velhotas que pressupomos à partida serem uma enciclopédia ambulante de linhas e pontos e entrepontos... que disso eu não percebo nada mas eu não percebo nada de tanta coisa... quanto a mim, meu rico figo!! ele sim! um homem! um excelente jogador! um líder! enfim..!

Sem comentários:

Enviar um comentário