quarta-feira, 27 de abril de 2016

alice no país da healthy food

a imagem vem daqui
uma mulher vê-se ao espelho e na maioria das vezes não gosta do que vê. 
é uma luta constante e num  raio de trezentos e sessenta graus.
e, por último, não começamos a vida com uma educação nutricional lá muito doutorada. quando nos apercebemos o choque inicial é um baque valente e leva-se tempo até que a healthy food prevaleça.
por sorte ou por insistência lá vão surgindo no caminho possibilidades nunca antes ouvidas: ovos cozidos ao lanche; atum ao natural; omelete de claras (claras à venda em pacote!!) e uma gema; quilograma de iogurte grego natural ligeiro; linhaça, chia, sementes de girassol e abóbora, nozes, amêndoas, avelãs; tapioca; crepioca; papas de aveia; quark; carnes brancas como a de frango ou perú; peixes como a cavala ou o atum; courgettes, beringelas e tomates recheados com o que aprouver! millet, couscous, quinoa; farinha de  alfarroba e farinha e flocos de aveia, farinha de arroz, de centeio e espelta (?! - não faço a mínima do que seja); bebidas vegetais de coco, de aveia, de soja e de arroz; stevia, açúcar mascavado e xilitol!... e a lista continuará, por certo!
a balança cá de casa não só pesa como contabiliza todo um valor nutricional, basta marcar o código de cada alimento ou, então, insere-se um a um na aplicação nova, do telemóvel, novo, todo sofisticado! e voilá o limite são mil e quinhentas kcal diárias!
há umas semanas descobri que existe no mundo o kefir e a kombucha! 
uma amiga até me adicionou ao grupo do facebook mas é tudo tão estranho para mim... poderia dizer que me tinha apanhado pelo estômago mas foi mais pela boca! no pic-nic a P. levou uma kombucha de morango que foi pena ser pouca, que deliciosa ela era! e um kefir de creme-queijo com alho e ervas!! a A. levou kefir de água mas estranhei-lhe o sabor. fui investigar e, neste campo alimentar, o meu dicionário ainda tem muito a reter: kefir, kombucha, jun, chucrute... a P. disse que me doava uma cultura, penso que possa denominar assim. assim, talvez explore todo este mundo, tão diferente do habitual dos ovos da páscoa que, à primeira vista, não é nem menos colorido e nem menos saboroso tal qual a alice

Sem comentários:

Enviar um comentário