sexta-feira, 8 de abril de 2016

uxas, inhas, ixas e outras tais


chega-se aos quarenta e, ao que parece, instala-se o 
imagem retirada da internet.
caos. ou são os pigmentos cutâneos por causa da idade ou do sol; descuidos da juventude em noitadas vãs ou exposições intermináveis na praia, que nem carapaus de corrida empiriquitados, ali... a torrar! ou são os pés de galinha, a multiplicação da linha da testa, as pálpebras adormecem, a glabela que já não tem do que se gabar, o código de barras surge. e o contacto com o espelho dispara o alarme de um relógio-despertador, dos antigos: preto, redondo e bojudo, com os traços indicadores e os ponteiros em verde fluorescente para que a meio da noite fosse fácil identificar as horas e que soava de forma tão estridente que não conheço quem conseguisse não acordar com ele; aliás adormecer já era o desafio com aquele tique-taque constante e preciso (foram anos difíceis).

e é um corropio louco à luz pulsada, ao solário, ao derma-roller, botox e ácido hialurónico, bisturis avante como se não houvesse amanhã! sim, eu sei que, ainda nem trinta anos vou fazer, aliás, segunda-feira ainda terei outros trezentos e sessenta e cinco dias para me mentalizar a entrar na casa dos trinta mas eu pergunto: é assim tão assustador envelhecer? há mulheres tão mais charmosas na idade actual que quando tinham os seus graciosos vinte anos... é claro que tenho saudades de ter vinte anos certos mas que posso fazer contra isso? nada. então há que viver! avé os cremes hidratantes e os truques de maquilhagem e uma amiga que perceba disso tudo e outra que seja entendida em nutrição que os pepinos nos olhos pertencem à old-school e nós queremos sempre o que é in
eu daria uma bela dondoca! (eu e algumas amigas minhas!) não me chateava, de todo, ir ao spa - que por acaso nunca fui -, ter um brunch personalizado que por acaso nunca tive - e lençóis de seda - que também nunca comprei. ir shopping e ao cinema! manicure, pedicure e massagens de pedras quentes ou de cera ou de chocolate ou só massagens! cabeleireira marcada a x de hora e o salão inteiro à minha espera; fazer presença num evento qualquer e receber por isso, claro! encomendava um carimbo com a minha rubrica e desatava a carimbar autógrafos (aonde fosse! conheço uma louca que já levou com um carimbo na testa!), ser tratada por tia pelos filhos dos meus amigos! e dar só um beijinho invisível junto à orelha que as caras nem se tocam para não esborratar o blush e nunca tratar ou ser tratada por você mas sim senhora-dona-fulana-tal e sorrir para dentro para não danificar a linha do sorriso que o ácido hialurónico e o botox ainda são aplicados com agulha e anestesia!, e o derma-roller não é tão meigo quanto isso que conheço algumas que a bimba fica assanhada de tal forma que sentar está fora de questão e outras saiem em rubores mas não me parece que sejam calores!
e ainda seria conhecida como as do jet-set com algum ixa ou uxa ou inha ou nada a haver com o meu nome de baptismo! também seria alvo de fofocas! mas dondoca que é dondoca foca no que importa que é na próxima marcação da agenda social: ou chá ou shot que os ponteiros no mundo inteiro estão certos duas vezes em vinte e quatro horas! e todas são princesas pelo menos durante seis meses. (a fada-madrinha não foi tão generosa nos perlim-pim-pins com a Gata Borralheira!)

Sem comentários:

Enviar um comentário