segunda-feira, 25 de abril de 2016

pic-nic à lelos!

"que horas são isto?! adormeci!?" ... ah!... 07h40min. a gata resmungou o desalvoro repentino, o J. virou-se para o outro lado.

duas chávenas de farinha de milho, uma de bebida vegetal (escolhi de arroz), ovos médios, sal q.b, substituo o óleo de coco por azeite. já tinha os ingredientes misturados quando, de repente!!... não tenho fermento em casa?! mas que raio! vesti qualquer coisa à pressa e fui num instante à mercearia! juntei as sementes de chia, polvilhei com a canela e meia hora depois... voilá! que cheira bem, cheira, pensei, agora era esperar que a malta aprovasse! ataquei a receita dos hambúrgueres de grão com atum. saímos de casa, já passava das dez, ainda fomos ao pão, ainda fomos pôr gasóleo no carro e lá seguimos caminho à foz do arelho! os LP foram os primeiros a chegar, depois os RC e de seguida nós e os OA à frente. passámos a ponte para a outra margem da foz onde a sombra dos pinheiros se estendia por uma boa área. e montámos condomínio!

saca de carvão junto do fogareiro, três mantas espalhadas na erva, duas cadeiras cinzentas ao sol, duas poltronas de cor tão alegre quanto o espírito que nos assolava a alma! 
a mesa de madeira já tinha uma toalha de algodão axadrezada em tons pastel que todos tratámos de contrastar com o vermelho fresco da kombucha e o amarelo sol do concentrado de citrinos que a P. fez; o tinto da cabriz e da esteva prometia gargalhadas ruborizadas; um envergonhado mateus rosé marcava a sua presença; eu levei café em pó, açúcar e adoçante e chávenas de café, brancas, decoradas por flores, com asas finas e delicadas, que, em elipse, contornavam-nas - muito rústicas, e um púcaro para aquecer a água. comida não faltava! uma quiche de atum, outra de bacon e fiambre, creme-queijo de kefir no meu pão de milho sem glúten e sem trigo, os meus hambúrgueres ainda fomegavam quando destapei a tupperware, uma pizza caseira, entremeadas e febras, muita salada de cores bem fortes - o laranja da cenoura, o roxo da couve, o verde da alface, o vermelho dos tomates, o branco da cebola - os pimentos assados tinham um cheiro delicioso!, queques de chocolate e red velvet, queijadinhas e  queijada de sintra, amêndoas de páscoa  e amendoins torrados, bolo de espinafres e chocolate, pepitas de girassol, uma broa de milho, dois pães caseiros de trigo, um pacote de tostinhas, outro de batatas de pacote, sabor a presunto, e morangos!   
e melgas! ninguém se lembrou de repelente, e eu com um kit de primeiros socorros, novo, à estreia nem betadine nem fenistil! lá fui eu com a R. em busca de repelente em spray e em vela! e pronto! comemos, bebemos... a A. emaranhou-se pela flora adentro! e nós ali, ao sol! que sol...! que céu!
entretanto... levantámos acampamento até ao outro lado da foz para o J. e a A. dar uma voltinha na foz, de canoa. breve paragem na casa dos RC e siga caminho! canoa, pagaias, calçado de borracha, a A. equipadíssima a rigor, abastecemos de vinho também (que se tinha acabado à horas) e lá nos sentámos junto à margem enquanto os outros dois se coordenavam rumo ao pedaço de areia que se avistava deste lado, contra a corrente! manta na areia, a resistente queijada de sintra que levou um susto, bolo de chocolate e morangos e vinho e boa disposição! 

uma hora depois, voltámos a arrumar a trouxa para perdermos as horas na casa dos RC... 
(para lelos só nos faltaram os burros!)

Sem comentários:

Enviar um comentário