quinta-feira, 9 de setembro de 2010

porque sim e pronto!

ora... aqui vai mais uma situação descabida da taniah!!
ontem fui ao arena shopping. estacionei o carro no piso do costume - nem sei por que teimo em estacionar sempre no mesmo piso e não vou alternando... acho que me perco. entrei na parte das passadeiras rolantes, do lado da loja dos animais. espreitei para ver qual era o canino que lá se encontrava; era um bichon não sei das quantas e pensei cá comigo como a raça era infeliz... um nome daqueles em certas bocas e lá se vai a dignidade, mesmo canina que seja. bem segui o meu caminho pensando nos coelhos fofinhos que lá continuam uns após outros e como eu gostava de ter um mas o meu querido namorado - santa paciência - desde o dia que me respondeu com grande seriedade que "coelhos só no tacho!" ao que nem respondi tal foi o estado de parva em que fiquei. mais vale não arriscar. bem aquilo passou. mas eu continuo a gostar dos coelhinhos que vejo à venda na loja dos animais.


lá segui viagem rumo à multiópticas e depois à zippy e depois à sport zone e depois logo se via. só que... a meio caminho dei de caras com a publicidade do novo relógio da swatch e não resisti, entrei na boutique dos relógios e espreitei o preço. o costume. os olhos da menina taniah nunca são muito modestos - por isso é que nunca peço prendas quer sejam de natal ou de aniversário.
"- se precisar de ajuda diga." (o atendimento ao público devia mudar um bocadinho; em cada loja que entremos seja do que for a intercepção das lojistas é sempre igual!)
"- ah... obrigada... estava a ver o novo relógio da swatch..."
"- quer experimentar?"
"- olhe já agora... assim se não me ficar bem tiro-o já da minha idéia."

modéstia aparte até acho que me fica muito bem aquele em tom de roxo. agradeci à saída e rumei ao meu destino.
dei as voltas todas que queria e mais alguma.
no regresso entrei na loja dos animais. percorri o corredor e jamais imaginei a quantidade de bonecos que se vende para todo o tipo de companheiros de duas e quatro patas e sei lá!
"- boa noite! o que eu devo saber antes de comprar um esquilo?"
talvez a pergunta seja descabida mas é importante sabermos que tipo de animal pomos dentro de casa. ora fiquei a saber que têm uma duração de vida entre os três e os cincos anos. são muito gulosos. comem sementes de girassol, nozes, avelã (mas isso eu já sabia pelo anúncio dos cereais clusters) e peças de fruta. nao há, no mercado, vacinas para esquilos. são velozes. se fugirem basta uma marmita mais deliciosa para os capturar. mordem como o raio só nos safamos com uma luva de borracha e mesmo assim... e - isto chocou-me - não podem viver juntos. perguntei se macho com macho ou femêa com femêa e o senhor, muito prestável, respondeu que nem o casal deve a não ser que seja altura do cio porque se matam uns aos outros. fiquei chocada. então um animal tão fofo, tão divertido, é um assassino?! soube da experiência de um cliente que tinha arriscado a juntar o macho com a femêa e até certa data estava tudo a correr lindamente. mas numa manhã como qualquer outra foi dar com o macho ao lado do corpo da companheira sem cabeça. o macho comeu-lhe a cabeça!!!! como é que é possível?! e pensar que considerei ridículo um anúncio da MTV do esquilo, que pelos vistos é um hamster... bem... que mais hei-de dizer? os porquês têm a sua idade por algum motivo.

10 comentários:

  1. Olá querida Taniah,

    Passaste as marcas!...
    Isto é demais, nunca pensei que fosses capaz de uma coisa destas!... ;)))))
    Tenho e crio Eutamias Sibiricus, também conhecidos por Esquilo Siberiano que é o que tens na fotografia. Essas propriedades pouco agradáveis que referes são referentes a um ratinho também muito comprado em Portugal que dá pelo nome de Hamster Roborovski. No caso do Eutamias Sibiricus, é um animal maravilhoso. Precisa de algum espaço, cerca de 1m3 por animal, nunca deve ter só um porque morre de solidão, a família mais ou menos porreira, que é a que tenho, é de 1 macho e duas ou três fêmeas, comem desde fruta a frutos secos, iogurte, queijo, carne seca, castanhas e são completamente loucos por amendoins, vivem até aos nove anos mas tenho o macho que tem doze. As fêmeas são arredias mas o macho já nos conhece tanto que salta para a nossa mão e come da palma da mão. Hibernam de Novembro a Abril e dão à luz de 3 a 5 crias que estão prontas a procriar na época seguinte. São extremamente espertos e não raras vezes, observam-nos a abrir a jaula de modo que aprendem a abri-la eles próprios. Em caso de precisares de ajuda diz.
    Atenção! Não dá para ter dentro de casa porque o cheiro é bastante intenso. O macho passa a vida a marcar território...urinando nos cantos...

    Beijos roedores

    ResponderEliminar
  2. então neste caso vou pedir o livro de reclamações ao homem da loja!!! :):):) mas tem-los todos juntos na mesma gaiola?

    ResponderEliminar
  3. Exactamente! E digo-te mais; brincam muito uns com os outros, catam-se e fazem grandes correrias.

    ResponderEliminar
  4. humm... eu também achei estranho o senhor ter-me dito tais coisas até por que à minha frente tinha dois esquilos amorosos a brincarem mas pensei que fosse a época de acasalamento mas no meio de tanta pergunta esqueci-me de perguntar... então posso comprar mais do que um e pô-los todos juntos na gaiola, certo?

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Pássaros! ou tartarugas, aquelas pequeninas que dão voltinha e voltinhas na água e se esticam da pedrinha com pescoço de ganso.

    ResponderEliminar
  6. Olá Taniah,

    Não é podes! É tens!
    Se queres que eles vivam mais que um ano, tens de ter sempre mais de um. Só não te aconselho duas fêmeas...sozinhas, não são muito amigas, mas se houver um macho ou até só mesmo um casal, ficam bem. Segundo a minha experiência, dois machos que sejam irmãos, são a louca da brincadeira...mas não há meninos, claro ;))))

    beijos

    ResponderEliminar
  7. Só mais uma coisa muito importante. Não substimes a questão do espaço! Eles precisam mesmo de espaço. Um casal precisa de 2m3, 3 de 3m3, 4 de 4m3 e sempre assim. Os meus são 4, 1+3 e estão em 8m3 com uma árvore e 4 casas. Deves por um pote ou um tubo com aprox.10cm diam no chão para eles fazerem o WC e tem em atenção que o WC deve estar o mais distante possível da comida. Atenção a água tem de estar em bebedores de roedores... Já estou a ser chato...mas dispõe...

    beijos

    ResponderEliminar
  8. ahaha parto-me a rir com isto tudo!

    primeiro o teu sonho ficou destroçado! "Afnal é um assassino!" ahahaha

    Em segundo lugar, com tanto comentário de auto-ajuda, já podiam fazer um documentário para a discovery channel... vá, sejamos realistas... para a SIC... =P

    se comprares avisa! quero ser o padrinho!

    ResponderEliminar