segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"a wii é uma seca!"




dias antes:
"mori, para o ano, quando já estivermos a viver juntos quero comprar uma wii para nós!"

                                                              ***

"que seca, roupa!" respondeu-nos o puto que não tem mais de seis anos.
quando eu era criança fascinava-me com qualquer brinquedo - próprio da idade ou falta do que brincar. certo era que, como qualquer criança, lá ia pedinchando aos meus pais um peluche aqui, uma boneca ali. nada. era muito raro haver brinquedos nas minhas mãos. os tempos não eram fáceis, nunca soube o que era passar fome nem tão pouco mais ou menos mas também nunca foram tempos de fartura. a casa do meu pai era a casa de um homem de trabalho. e então as minhas brincadeiras passavam desde objectos ao acaso, perdidos no chão passando pelas caniças e até chegar a alguns bonecos. tive alguns claro, não pensem que passei a infância sem brinquedos! os meus pais falam que me deram cinco nenucos. e eu até me lembro deles. lembro-me, principalmente, de os despir: primeiro as peúgas, depois o bibe até ficarem sem mais nada senão o corpo de esponjas e o resto do corpo de borracha destapado. também tive uma barbie ou duas, uma nancy e outros bonecos de pelúcia. quanto aos caniços serviam de burritos entre as pernas desenhando no chão curvas da rama levesinha. e sempre me contentei com pouca coisa. brincava com qualquer coisa. qualquer coisa servia para me distrair.
talvez, por que somos resultado de meio e genes, também não sou da opinião como o meu pai ainda hoje não é ofercer bonecos e brinquedos. roupa sim! livros também! brinquedos até certa idade - dois, três, quatro anos. mais do que isso necessitam de algo que os instrua, que os eduque.
o meu namorado tem um afilhado que, por sua vez, tem um irmão. estes fazem anos em datas próximas e por conseguinte as prendas de aniversário e do natal são a pares e iguais para evitar disputas e ciúmes. se for algum tipo de jogo é meias para os dois. neste caso, em particular, eu e brinquedos somos incompatíveis. os miúdos têm por sua conta um quarto inteirinho cheio de prateleiras preenchidíssimas de bonecos, brinquedos, jogos e sei lá mais o quê! "que seca, roupa! eu queria brinquedos!!" eu até entendo o miúdo; é natal e querem-se coisas que nos encham o olho e alma e a voz para dizer aos amigos eu recebi este e aquele brinquedo mas quando se tem tudo não vale a pena dar mais nada... deram aos miúdos, este natal, uma wii. e ainda não tinha feito vinte e quatro horas já os irmãos andavam às turras por causa... dos jogos no computador. a discussão típica terminou com o mais novo a responder à mãe: "eu quero jogar no computador do mano! (...) a wii é uma seca!!" o que é que me dizia o meu namorado com trinta e cinco anos de vida que teve um computador aos dezoito com o primeiro salário dele?... ah! era mais ou menos isto: "mori, para o ano, quando já estivermos a viver juntos quero comprar uma wii para nós!" mas o puto diz que a wii é uma seca...

Sem comentários:

Enviar um comentário