quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

moedas dos escudos

"não tens luvas? já viste como as tens as tuas mãos?! tão geladas?" ... em segundos antes de a responder a minha memória viajou no tempo. via-me no caminho para a escola, encasacada, cheia de camisolas, de mochila às costas até à paragem do autocarro. um caminho sem casas entre as duas localidades onde o mais que se via era a vegetação tapada com um manto de geada que a noite cobriu. o frio às sete horas matinais é de cortar, o calor da respiração não aquece o ar e a ponta do nariz é escarlate, a voz falha. as mãos geladas como o gelo quebradiço da arca frigorífica lá de casa tinham um tom arroxeado. numa das mãos levava uma moeda de cinquenta escudos ou de vinte; era a maior que tinha no bolso. quanto maior fosse mais aquecia embora houvesse dias em que aquecia a moeda e mão continuava geladíssima. agarrava-a com muito cuidado para não perdê-la e durante minutos que chegasse até a mão alternar a cor da pele e de roxo passar a vermelho até simplesmente ficar rosácea como as rosas do jardim da minha mãe. quando chegava à paragem já as mãos não estavam tão frias, era sempre a primeira a marcar presença, e só mesmo a ponta do nariz não resisita a tanto frio invernoso.
"não gosto de luvas. as fibras causam-me arrepios esquisitos! hei-de experimentar aquelas de pêlos fofinhos por dentro como as da serra da estrela."

3 comentários:

  1. Só mxm tu para ter sempre estas memórias. Saudade de falar ctg..
    bj.

    ResponderEliminar
  2. Lembranças...

    Eu, no meu primeiro trabalho, tinha 14 anos e ia de bicicleta uns 8 km de manhã e outros à noite... Quando chovia, irritava-me profundamente quando a água escorria pelo "slim" da bicicleta e me molhava as calças e as cuecas!..... Almoçava por lá perto por 250$00... 1,25€...

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. anónimo:
    "saudade de falar ctg..."
    humm... quem serás tu? satisfaz-me a curiosidade e conta-me lá! :)

    mário:
    250$00... que saudades de dizer isto: duzentos e cinquenta escudos...

    beijo

    ResponderEliminar