domingo, 27 de novembro de 2016

Missão Pijama!

eu nunca fui a uma festa do pijama assim como nunca dormi fora de casa a não ser duas ou três vezes na casa de uma tia ou já depois de ser maior de idade e namorar (oficialmente, se é que me entendem kkkkkkkk).
o dia do pijama, pensava eu até agora, que era mais um dia como qualquer outro banal porque hoje em dia há dias para tudo e para todos!
mas afinal não é bem assim. é verdade, sim senhora, que tem a sua vertente lúdica porém, e bem mais importante, um lado solidário, outro educativo. esta data defende o direito de todas as crianças crescerem no seio de uma família principalmente aquelas que, pelos mais diversos motivos e situações, se encontram sem a sua e estão provisoriamente em lares de acolhimento, por exemplo. a ideia do pijama, penso eu, veio um pouco dos remotos tempos de velhos orfanatos que davam aos órfãos a vestir o pijama. assim sendo, todo o dinheiro angariado reverte a favor das benditas crianças quer em artigo (brinquedo ou roupa) quer em dinheiro.

a maravilhosa zin desafiou a turma, na semana passada, a sacar o pijama do armário e zumbar de pijama. claro que sim!, toda a gente aceitou a brincadeira por uma causa nobre.

***

uma semana depois...
era de caras que não fosse só de pijama e o bom de ter amigas loucas é que deixam de ser amigas; são promovidas a cúmplices e que belas e jeitosas que elas são!
material fundamental para ir à velhina:
  • rolos para o cabelo
  • touca de rede
  • camisa de dormir com bordados e folhos

depois lembrei-me de ir  ao chinês à procura de uma peruca e encontrei uns óculos de graduação fundo-de-garrafa - comprei-os!
fui a outro chinês. e quando já tinha desistido lá vi as benditas caixas de perucas mais ou menos berrantes. comprei uma de cabelos brancos, muito comprida. 
a minha mãe já me tinha dado as camisas de dormir, das quais eu tão bem me lembrava de quando era miúda, e um penico! escolhi uma amarela, quase maior que eu, com uma gola de bainha  bordada e com umas flores bordadas a linhas finas!
saí a horas do trabalho e voei directa para me ir arranjar! levei comigo uma surpresa.
esta noite prometia: até ao pai da M. conseguimos vestir de velhinho, enfiar-lhe o penico cabeça abaixo e arrastá-lo até à aula! antes de sairmos o avô da M. emprestou-nos as bengalas!
todas as alunas se juntaram no hall de entrada. decidimos que entraria eu, dedicadíssima à minha personagem, com o pano-da-meia-noite ao ombro, de braço dado com o pai da M., que nunca tinha ido a uma aula que fosse e ambos de bengalas nas mãos. jamais a R-ct nos reconheceria! 
e não reconheceu mesmo! as meninas entraram logo de seguida e foi um fartote de rir! melhor mesmo foi quando simulei um tropeço e deixei cair uma placa de massa cor-de-rosa quase completa! entre gargalhas e espantos foi a loucura da velhinha, de cabelos brancos e bengala alçada, danada pela placa que não se segura!
a aula começou e a bengala com ela. a placa foi para o bolso mas os pulos eram tantos que por várias vezes tive de a salvar de uma valente pisadela! óbvio que ao fim de meia hora foi necessário larga-los, só os óculos se aguentaram e a camisa que mais tarde tive de tirar também tal o tamanho dela e o calor que tinha!

por fim, todas nos divertimos.
no fim, todas contribuímos monetariamente.
fica aqui também a dança-canção, do AGIR da Missão Pijama 2016.

1 comentário:

  1. Adorei! E o pano da meia noite? O que fizeste com ele? Só espero que não o leves amanhã para o ginásio! Beijinhos!!! Muitos parabéns!

    ResponderEliminar