domingo, 31 de janeiro de 2016

frango a asas com pistácios de um lado e nozes do outro

de manhã fui ao talho, conversei com o sr. M., comprei frango para fazer no forno, fui à mercearia comprar pão, troquei dois dedos de conversa com o P. e vim para casa.
o J. já me tinha cansado os fígados porque os pistácios, que comprei no natal estavam moles, não o deixei atirá-los para o lixo - havia de ter uma ideia qualquer um dia destes.

hoje foi o dia, de um destes dias, da ideia!

comecei por descascar os pistácios e de seguida picá-los. depois uma cebola pequena cortada em meias luas finas. abri meia dúzia de nozes e parti-as em bocadinhos, juntei tudo numa taça. hoje apeteceu-me mel e canela. o frango estava a marinar em sumo de limão. sal q.b. 
cá em casa adoramos pomme de terre aux noisettes e decidi que fariam parte do acompanhamento com os grelos que trouxe da mercearia. meia hora depois dispus num pirex a mistura e o frango por cima. cortei umas rodelas fininhas de limão e como hoje não havia prometido patrão deixei o forno ir fazendo o seu trabalho na maior das calmarias.
quando o frango corou coloquei outro tabuleiro no forno com as batatas, um fio de azeite para não pegarem e coisa pouca de sal. grelos no tacho e água para a fervura!

13h20min. chamei o J. para a mesa que questionou de imediato o que era o almoço. encolhi os ombros, estiquei o beiço e esbocei um sorriso na esperança de um rasgo de luz da minha imaginação. nada. no entanto, posso garantir que estava muito bom! até se repetiu! sentiu-se o sabor ácido do limão com um toque aveludado do mel e o ar ficou perfumado de canela. tenho uma amiga que teria adorado de certeza, não A.? (mel e canela é com ela!! - até rimei sem contar!) as pommes de terre aux noisettes  ficaram estaladiças - prefiram as pequeninas (o prato fica mais bonito e são mais saborosas) e como não há nada melhor que o que é da época os grelos estavam deliciosos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário