terça-feira, 9 de janeiro de 2018

MISSÃO: ARREGAÇA AS MANGAS

"uma mãe é sempre sozinha; será sempre uma mãe sozinha; é sempre ela para tudo. 
se a criança tropeça e cai é pela mãe, que ela chama.
se a criança teve um sonho mau a meio da noite é pela mãe, que ela chama.
se a criança adoece é a mãe que agarra nela e a leva pela mão ou nos braços ao hospital.
para tudo é a mãe."

eu era muito miúda quando ouvi, mais ou menos, estas palavras da boca de uma senhora. e achei um autêntico disparate ainda que, em segredo, me tivesse questionado acerca da sua veracidade.
no entanto, talvez... vinte anos depois, confirma-se. 
sou eu quem dá banho.
sou eu quem se levanta a meio da noite para dar o leite, mudar a fralda e trocar o body e babygrow porque o xixi transbordou.
sou eu que escolho a roupa para vestir no outro dia e coloco outra de reserva na mala.
por falar em mala, sou eu que verifico quantas fraldas há e toalhitas, os biberons, as unidades do leite, o termo cheio de água fervida; e ainda duas ou três unidades de babetes e fraldas de pano.
sou eu que o adormeço. 
sou eu que o acalmo.
sou mesmo eu...
... também que acordo com ele a tagarelar no seu bêabá;
e que vejo o seu sorriso no ambiente escuro do quarto;
que brinco com ele no meio das cores vivas que a sala ganhou por sua causa - é peluches, é livros, é brinquedos interactivos... tudo espalhado!
... que descubro as aventuras da casa do Mickey Mouse; conheço os PJ MASKS - se bem que é a R. que os adora - e a Zoe, uma zebra muito amorosa; e há um desenho animado novo... com uns cães?!

não concordo com tudo quanto me disse aquela senhora. 
posso ser mãe mas a mulher está apoiada no seu homem. 
mesmo quando o ressonar é mais alto que o choro do bebé é o ombro dele que me seca as lágrimas e é o abraço dele que me dá energia para continuar.
obviamente eu teria sempre de me desenrascar mas sem o apoio dele era tudo mais difícil.
o dia mais fácil foi ontem. é arregaçar as mangas e continuar para a frente é que é o caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário