quarta-feira, 5 de outubro de 2016

não é uma peregrinação, olha se fosse! ETAPA 1

ainda com as emoções todas à flor da pele é difícil definir por onde começar a contar  esta aventura.
sabia que não ia ser fácil mas não estava nem de perto consciente da dificuldade que enfrentaria. era como um blind date, do que eu entendo que seja um, já que nunca tive nenhum.


uns meses antes:
"M! queres passar um aniversário diferente?! tenho a sugestão perfeita para ti: vamos a Fátima a pé!"

dormi uma hora e acordei cheia de fome como se não comesse há séculos. não é bom sinal, disse à minha mãe, a rir. sentia os nervos a apoderarem-se de mim: um nó na garganta, um mau estar na barriga, um peso nos ombros...
eu, a M. e a minha rica mãesinha chegámos juntas e atrasadas dez minutos ao ponto de encontro. beijinhos, beijinhos, apresentações, fotos, foto de grupo.
claro que não estive sempre mergulhada nesta ansiedade houve momentos que outros sentimentos se sobrepuseram, por exemplo, o pânico - que também não é melhor - quando entreguei o bolo escondido num saco de desporto e disse olhos-nos-olhos ao senhor do carro de apoio: esta é A mala, 'tá bem, respondeu-me ele, A mala, frisei, tá bem, tá bem!!; ele larga a mala e a caixa que lá está dentro vira-se de lado! o meu coração parou!... rir ou chorar?!... 'Raios partam, não chegava já na primeira curva que ela fez o bolo ter deslizado sobre o próprio creme agora quase se virou do avesso!!! Bem... migalhas também são pão ou bolo!!' - praguejei para dentro - não podia dar nas vistas para a M. não se aperceber; bem, não havia de ser nada, coloquei-a, lá à frente, no banco do pendura, com muito amor e carinho, e lá ficou, até ao fim.
"- opah, really?! vamos parar outra vez?!", resmungona a minha amiga, como sempre!
"- pa-ra-béns... a vo-cê, nes-ta da-ta que-ri-da..."
oh foi giro! e é que até a mim me apanhou de surpresa que nem tive tempo de colocar as velas! 


os nervos deram-me para um pouco de tudo: tremores, risos parvos, cólicas, barriga inchada, enjoos, falta de ar e soluços! e ainda fui picada por um bicho qualquer! valeu-me o fenistil, mesmo fora da data de validade!
partimos da Atouguia da Baleia rumo a Alcobaça para cumprir a primeira etapa e eu ainda nem tinha acabado de subir a Serra d'El Rei já sentia os calcanhares roçados. primeira paragem: uns sacaram das minis, eu dos compeed.
a noite estava maravilhosa. sem frio, sem aragem, sem lua. só as estrelas. o companheirismo revelou-se logo de imediato entre todos.

ia com muito receio por ser a primeira vez mas se fosse só isso a dada altura do percurso, ter-me-ia passado. houve uma discussão feia que tive ao almoço com o meu pai em que, entre outras coisas, foram salientados, no tom certo, os perigos da aventura para a qual arrastava a minha mãe. por respeito aquele que não agiu em conformidade comigo,pus um término a tempo dela ouvir as barbaridades que ouvi. claro que, no meu inconsciente, faziam eco quilómetro após quilómetro mas não havia de ser nada, não acontece só aos outros mas também não haveria de acontecer logo a nós, estas eram as palavras que repetia para mim quilómetro após quilómetro. mas o receio, o medo e a própria ansiedade da novidade consumiram-me quilómetro atrás de quilómetro.


quando chegou finalmente o alvorada, já nós desafiávamos a subida de Alfeizerão. Como custou, Deus do céu! a paisagem é um deleite mas não o bastante para atrever a parar para a fotografia.
depois dessa subida uma descida esperava-nos e boa parte dela fiz mais de olhos fechados que atenta aos passos que dava. os meus pés arrastavam-se, já nem sentia as pernas.
apanhámos um atalho de caminho de cabras para fugir às famosas curvas na entrada de Alcobaça. e, a maioria, estava convencidíssima de que no fim, estaria o hostel tomaríamos banho e íamos dormir. 
no fim da estrada de cascalho, outra de alcatrão se apresentou. 
só tive vontade de chorar, confesso. dois quilómetros, eram o bastante, para finalizar a primeira etapa. 
o senhor. M, um senhor muito sensato, já não lhe permiti continuar com o 'tá quase porque não estava e até a ele estava a ser difícil de aguentar a odisseia.

Hostel Rossio Alcobaça. finalmente chegámos! os quartos são no segundo andar. WTF?????
sim, bem sei, bendita senhora, é para o nosso merecido descanso mas depois de tudo o que andámos?

Sem comentários:

Enviar um comentário