quarta-feira, 5 de outubro de 2016

DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

a propósito de ser hoje, designado dia mundial do professor, coincide com o aniversário de uma das melhores e mais importantes professoras que tive.
naquele ano era tudo novo. escola nova e grande. muitos professores. um para cada disciplina. muitas disciplinas. muita gente. muitas funcionárias. muitos miúdos; uns com a mesma idade que a minha, outros mais velhos. uma terra nova.

esta professora tinha um ar acolhedor na cara. agora já não se podia dizer senhora professora como a minha mãe me tinha ensinado. a turma inteira ria-se de mim. agora era fixe era stôra! fixe foi uma palavra que sempre gerou polémica lá em casa, andas na escola é para aprender esses palavreados?!
era assim, baixinha como eu, hoje defino-lhe o sorriso tal qual o de uma menina, simples mas doce. era a DT. DT significa directora de turma. quando havia reuniões era com ela. o meu pai quase não ia.
eu gostava dela. 
é curioso que, passados tantos anos, só agora perceba o valor real daquela senhora! ensinou-nos tanta coisa...

lembro-me de analisarmos um texto com ela, acho
que era a Menina do Mar; fizemos um teatro com O PRINCIPEZINHO; fizémos inter-câmbio com Arganil; estudámos a etimologia e outras coisas assim do género das quais já não me recordo os nomes, peço desculpa, o google não colabora! estudámos gramática - confesso que devia ter estado mais atenta às aulas. 
foram dois anos na disciplina de português e os três seguintes de francês que eu achei um máximo!
ainda no português... recordo-me de um dia em particular. o exercício consistia em escrever palavras que derivavam de uma principal: noite.
levantei o dedo; a stôra aproximou-se de mim e questionei-a:
a palavra noitada existe? 
oh... sim Tânia! quando fores mais velha verás que terás muitas noitadas!!
obviamente, com dez anos, há quase outros vinte atrás, a inocência era maior comparativa à dos dias que correm por forma que olhei para a minha colega inseparável de carteira, encolhi os ombros e escrevi a palavra, satisfeita com o meu raciocínio ainda que não tivesse percebido patavina.
obrigada DT, passados uns anos, descobri o significado da palavra. 
hoje celebra novo aniversário, já é feriado outra vez, ouve um ano que não o foi e a turma toda reuniu-se na sala para lhe dar um ramo de flores, será que se lembra? bem, seja como for, celebre-o porque o merece! é uma professora fantástica, que ensina porque nasceu vocacionada para. queira deus que os miúdos de hoje em dia saibam a stôra que têm!

p.s.: o seu livro do Astérix e o de gramática em frances continuam comigo e em bom estado, peço desculpa o aluguer indevido por tantos anos. o melhor é combinarmos um almoço para proceder à devolução em segurança!

Sem comentários:

Enviar um comentário