domingo, 16 de outubro de 2016

zumba e troca o passo

ai essa coisa louca que é o zumba!

sexta-feira, 14h20. liguei à M. 
(falamos todos os dias e ainda não tínhamos falado naquele dia.)
olha vamos ao zumba! vem também!! é difícil dizer-lhe não, o entusiasmo dela é uma coisa!...
saí do trabalho, atrasadíssima!, ainda tive de ir pôr gasóleo no carro e lá "voei!" até à casa dos pais dela. felizmente, às 20h00, a professora de zumba tinha-nos lá bem a horas cheias de entusiasmo e equipadas a rigor .
aquela família é uma animação! tudo é motivo de risota e por tudo se ri mesmo que não seja na melhor das horas. a M. levou a riqueza das riquezas connosco, a mãe dela e a tia K., quer dizer, eu é que fui com elas!, pelo caminho apanhámos a D.
a aula começou. oh deus! isto é o caos! esquerda ou direita? para a frente ou para trás? vira, vira! abana, abana! aaaarrrrhhhh! é a loucura! mas quem é que inventou a zumba?!
a wikipédia diz que o senhor inventor se chama Beto Pérez, um colombiano que de belo só o six pack porém!, dinamizou um estilo que funde estilos de dança bem mexidos e todos distintos assim como o merengue com o reggaeton; o samba e a salsa; e ainda, a dança do ventre com hip hop; que, num todo, são como um compressor que bombeia ar e energia! para quem precisa de um treino direccionado à parte cardiovascular e se aborrece com a passadeira e o não morre de amores pelo cycling, como eu, a zumba é ouro sobre azul! para além de que eu cresci de bailinho em bailinho das festas de verão! para miúda era uma grande dançarina - só o tango não se apaixonou por mim! gosto mesmo daquilo! 
fascina-me, de qualquer das formas, aquela energia que os instrutores de zumba transpiram! são, se posso comparar, super vulcões, tornados, furacões! é certo que já conhecem cada nota da música mas fogo! é preciso aquela animação toda?! (até já me disseram que há instrutores de zumba que começam a trabalhar às sete da manhã. assim. assim?! com aquela agitação toda?! - jesus!!)
a riqueza das riquezas da M. corria a cada uma de nós, eufórica, a criança, e antes que a K. desse por isso albarroou, ambas no chão! abalroou?! qual quê! a senhora foi uma lady! de braço a rasgar o ar enquanto o outro deslizava  no chão, meia cambalhota, meia reviravolta e voilà! claro que tivemos ali um momento de pânico aligeirado pela chucha e a fralda e os vídeos da tonta da ti'Tânia!
continuámos, descoordenadíssima! houve uma faixa que o passo foi repetido três vezes, à quarta, confiante que acertaria nos passos, a insturora mudou tudo - again! - outra então foi o desastre total: nem um passo. nem um!!! valeu-me as parvoíces com a M., pois está claro!

no fim da aula fomos falar com a instrutora, pedir desculpa de qualquer coisita e, para minha vergonha... só quando olhei bem para ela é que a reconheci - a Rita Catita! - que mimo de recordação! foi a minha protectora guerreira nas praxes da secundária. pior dos piores foi ter encontrado o namorado, ela estar ao lado e eu pouco olhei para ela! a minha distracção e a minha falta de memória, aliadas ao máximo! desculpa Rita! fica aqui a promessa, por escrito e público que adorei a tua aula e irei sempre que possível!

já jantámos muito tarde porque a caminho levámos umas bjecas aos homens que andavam a mãos com mudanças; não fosse a nossa ajuda ainda hoje lá estavam para trás e para a frente!
foi, sem dúvida, uma friday night out excepcional! e a repetir!

Sem comentários:

Enviar um comentário