segunda-feira, 18 de julho de 2016

60ª Caminhada Trilhos do Mar: Constância - Castelo Almourol - DIA 2

informação do dia:

" Este trilho circular, inicia-se no parque de campismo de Constância e leva-nos a atravessar o Zêzere em direção à Fonte Santa e à Praia do Ribatejo até encontrar a linha férrea e a estação de Almourol a qual seguiremos até á beira rio onde depois de barco iremos visitar o imponente Castelo. Após a visita e regresso mediante o horário próprio tentaremos regressar de comboio até a estação da Praia do Ribatejo e completar a travessia da ponte do Zêzere de regresso ao campismo de Constância."


06h30... não se ouve vivalma... se calhar ainda está tudo a dormir... fecho os olhos, dou meia
volta e pego no sono, novamente. dali a pouco mais de meia hora sou obrigada a levantar-me por causa do calor e do horário para a caminhada, a concentração é a um quarto para as nove (horas).

arrumada a tenda, tomado o pequeno-almoço, bebido café... o sol amanheceu em altas! por estas horas já denunciava 28ºC! 
dadas as directrizes, atravessámos a ponte com destino a Fonte Santa com muitos eucaliptos e pinheiros como companhia; alguém alertou para cuidados redobrados com as carraças, eu namorei as silvas mas as amoras... estavam secas, não chegaram a amadurecer. seguimos caminho com árvores que fazem cúpulas e ervas secas que transformam qualquer borda num jardim cantado por cigarras; formigas nem vê-las!
chegámos à estação de comboios de Almourol. não está ninguém. ao lado, a escola prática de engenharia, também parece estar ao abandono... ali escondida mas à vista de todos, uma cachesita pronta a ser registada, dois minutos depois chega um comboio nas nossas costas. espera pelo que há de vir pois a linha deixa de ter duas faixas para passar a ter uma. metros mais à frente ainda o castelo não se tinha dado a ver entre as folhagens das árvores já se ouvi o som dos carris. cá está ele. é de mercadorias. e é enorme! olha!... o castelo... é grande. o calor aperta cada vez mais mas estamos a dois passos de alcançar o bendito!
FOTO DE GRUUUPO!! ALGUÉM QUE CHAME A TÂNIA, já começa a ser tradição, espalhar o meu nome no vento!
foto de grupo tirada com o Castelo de Almourol logo ali em cima.
atravessámos o Tejo para subir o tão magestoso e desvendar os segredos que aquelas pedras guardam. há por ali lendas e porquês das construções e o que foram, um dia, há muito, muito tempo atrás... 
voltámos para apanhar o comboio que partia ao meio-dia e dois minutos. 
ah... que fresco! ai está-se tão bem aqui dentro!!!
dois minutos depois... calor à brava, novamente. entrámos na estação de Almourol e saímos na de Praia da Ribeira Grande para prosseguir todo o caminho a pé.
finalmente, já passava bem da hora de almoço, quando chegámos ao parque de campismo de Constância novamente. na minha cabeça, e não só, havia uma imagem e não era ilusão ou miragem o rio zêzere estava mesmo ali ao pé e eu ia meter-me toda dentro dele! que bem que soube!
almoçámos mesmo lá no parque e seguiu-se uma sesta porque não dava mesmo para regressar debaixo deste sol maravilhoso. e seguimos caminho para casa! 
enfim! já está...
de volta a Peniche o que é eu encontro?! nevoeiro cerrado. frio. 20º de temperatura só para o contraste com os maravilhosos 40º de Santarém. assim nem houve espaço a tentações para mergulhos no mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário