quinta-feira, 17 de junho de 2010

pronúncias, sotaques...

coisas que me divertem.
pessoalmente sou uma pessoa bem-disposta, como já me identifiquei: "gosto de rir e rir muito". mas também tenho um lado negro, sim não sou nenhuma santa. sou teimosa, tenho mau feitio. sou uma pessoa normal. e como as pessoas normais há coisas que têm uma capacidade natural de me tirar do sério e outras que me divertem imenso. não tenho nenhuma específica. é um conjunto. e também não vou listar, não senhor.
uma coisa que me diverte? pronúncias. vocês não? ainda por cima sou de fácil aprendizagem sonora - (ena isto agora saiu-me bem!) sempre imitei os nossos queridos alentejanos e os lá de cima do Puerto, os alfacinhas na delicadeza do tom e da escolha eclética das palavras, entre brincadeiras de amigas sempre vinha o compónio e as tias que falam arrojado, os franceses pelos errrrres... não deixa de ser divertido, quando sabemos ser saudáveis, é claro, brincar com os estereótipos das culturas. há pouco tempo comecei a conviver com a de Peniche. e, acreditem, não arrisquem a imitar perto dos penicheiros por que eles caiem em cima de ti com toda a lota sobrecarga ofendidos com a imitação barata, " - ice é os nazarenos (isso são os nazarenos)" arrematam. pois não sei! eu não sabia mas eles não se cozem lá muito bem com as mesmas linhas. só me explicaram uma vez que o nazareno fala mais arrastado e mais esganiçado. então para falar à penicheiro o melhor é conviver com eles dia-a-dia. o que eu sei bem é que pelo carnaval levei uma bela dose de nazareno-penicheiro, que não é a mesma coisa - às vezes é difícil diferenciar, lá de uma senhora que se chama Alzira. foi o melhor carnaval de sempre só foi pena de não puder rir à descarada porque iria parecer mal à senhora mas ela só dizia isto:
"- aaaaaiiii amoooor ê quand' era nova gozê muuuinto!!" (ai amor eu quando era nova gozei muito!)
" - né com´esta juventude agooooora que elas são umas g'ands cabras, estas c******! sabem lá dar o valoooor!" (não é como esta juventude agora, que são todas umas cabras, estas c*****! sabem lá dar o valor!)
"- êêêê quand' era noova ia muuuinto p'rós bails! os mês pais na tinham mão em miiiii! aaaaiii amor!!! aaaaahhh ê goze muuuuiito!!!" (eu quando era nova ia muito para os bailes! os meus pais não tinham mão em mim!!! ai amor!!! aaahhh eu gozei muito!!!!
foi uma hora e mais qualquer coisinha de um "diálogo" mais ou menos assim, sim diálogo, porque pelo meio lá ia dizendo que a senhora tinha razão e "pois, pois"... uma das situções mais insólitas que me aconteceu até à data.
são gente boa, principalmente os homens, simples, acessíveis, acolhedores, danados para o pagode; já as mulheres... mas não é disso que se fala aqui! aqui fala-se de pronúncia, de sotaque. até já me dizem " - falas à penicheiro, não percebo nada do que dizes! falas muito depressa!" e eu encolho os ombros, de braços meio-abertos porque nem sempre me apercebo de tal coisa. e rio. a situação não deixa de me divertir.

Sem comentários:

Enviar um comentário