sexta-feira, 29 de junho de 2018

sistema de alerta

cá em casa somos adeptos do co-sleeping que é como quem diz em língua de Camões, dormirmos todos juntos, na mesma cama, pais e bebé. de vez em quando, há um nariz molhado com grandes bigodes que reclama o seu lugar e percebi então, que devia era ter uma cama King size. uma das considerações mais relevantes no co-sleeping para segurança do bebé é, ao contrário do que eu pensava, não dormir no meio dos pais; primeiro porque é a mãe quem tem um sistema de alerta instalado no cérebro - hormonas, dizem por aí - que evita que ela caia em sono profundo e, por conseguinte, caia em cima da criança - o pai não tem nada disso - e depois para não ficar no meio de dois corpos adultos que podem realmente magoar um bebé. 
no entanto, de vez em quando, não faço caso das regras e ponho o patareco no meio dos dois, ainda que o mais chegado a mim possível, comigo na beirinha da cama. 
acordei a meio da noite. não o senti perto dos meus braços e deu um salto na cama. ah!, está aqui, um pouco mais abaixo, junto ao meu ventre. tento agarrá-lo, não consigo. uma vez, duas, três e acabo por acordar o J.


" - o que é que estás a fazer?!
" - hum?! ... 'tou a tentar agarrar no menino, não consigo.
" - hã?!
" - o menino! não consigo agarrá-lo!
" - o quê?!
" - opa dorme! deixa-me estar!" e continuava a insistir a tentar agarrar a criança pelas costelas mas dormia tão profundamente que eu não tinha posição para pegar-lhe ao colo. 
o J. ligou o telemóvel para ver as horas. três ou quatro da manhã e eis que vejo o miúdo a dormir, descansado na cama de grades, mesmo ali ao lado, e eu de joelhos, em cima da cama, agarrada ao grosso da perna do pai da criança!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário