terça-feira, 12 de junho de 2018

a mamã tem palavras bonitas, o papá ideias tontas!

a tarde de segunda-feira foi muito produtiva e só tem nove letras para explicá-la: baby signs!, pena terem sido só noventa minutos.
para quem nunca ouviu falar disto já existe há mais de trinta anos mas em Portugal apenas há nove e consiste numa linguagem gestual para bebés ouvintes que é como quem diz que à palavra falada é associado um gesto. 
aprendi palavras novas e há tantas, tantas... quanto as que falamos; algumas já conhecia do YouTube porque o meu entusiasmo tornou-se impaciente pela vaga prometida e a pesquisa feita levou a descobrir algumas simplesmente maravilhosas como os animais e pequenos grandes gestos como se faz favor, obrigada e o amo-te

está provada uma diminuição significativa da frustração natural de quem não se consegue fazer compreender aumentando assim a confiança (da criança) enquanto se promove um desenvolvimento emocional positivo e antecipa o desenvolvimento intelectual já que a grande maioria começa a falar mais cedo, não que seja a prioridade do programa, o que se pretende é que a criança consiga comunicar com pais e cuidadores e, em simultâneo, que estes a entendam! 
senti-me uma autêntica esponja a absorver cada palavra que a
foto de BABY SIGNS com Eliane Félix
Eliane me ia dizendo e o gesto que ia fazendo - não sei quem se divertiu mais, se ela quando me pôs à prova a fazer gestos novos como cão, tartaruga e dói-dói, se eu! quero pôr em prática tudo ao mesmo e de preferência ver resultados já amanhã mas claro que não é assim que funciona. baby steps (passinhos de bebé) são duas palavras de ordem neste novo processo de aprendizagem que é para ambos e 
tenciono que seja mais uma brincadeira entre nós, quase como um código nosso, disponível a quem queira aprender, enquanto a fase de aprendizagem da fala vai surgindo. 
o X. já mostra uma personalidade muito forte, é muito comunicativo, expressivo e curioso, e pretendo tirar proveito disso! para já, cá em casa, existem uns cinco gestos em curso: comer, mamã, pai, acabou e sono (este inventado por mim - sim, o baby signs é flexível até neste ponto por que o interesse maior é a criança, se um dos dois inventar o gesto para a palavra não há uma regra que imponha que tem de ser este ou aquele gesto e assim podemos adaptar ou criar). e já vou notando algumas respostas da parte do meu patareco com a palavra sono - esfrego o meu punho no olho e pergunto-lhe se tem soninho no olhinho e ele aninha-se no meu peito; e comer - (gesto do baby signs) que ele responde esticando-me os seus braços pequeninos para o pegar ao colo e levá-lo à sua cadeira de refeição. 
MAMÃ
PAPÁ
achei um máximo foi a explicação dos gestos pai e mãe (o gesto de mãe faz-se de mão aberta, junto à boca e movimenta-se para a frente; o do pai é igual mas o gesto parte da testa) ao que me respondeu a Eliane: "a mamã tem palavras bonitas; o pai, ideias tontas". claro que nos rimos em boa gargalhada! agora o patareco já dorme mas amanhã é dia de voltar a ensinar!

obrigada Eliane, até às próxima!!





deixo aqui, a título de curiosidade e não só, para consultar:

http://www.babysigns.pt/
https://www.facebook.com/BabySignscomElianeFelix/

Sem comentários:

Enviar um comentário