terça-feira, 25 de dezembro de 2018

feliz natal

and so this is xtmas!
que é como quem diz "chegou o natal"! 

eu sou uma fã incondicional desta época do ano não por causa do consumismo a que somos indiciados a participar mas acima de tudo pelo simbolismo inerente à celebração cada vez mais abafado, sinto.
cá em casa os preparativos são sempre motivo de pôr um sorriso na cara e arregaçar as mangas mesmo a levar com o cheiro a bafio da árvore de natal, o dos fritos das filhoses, é só naquela noite e vá lá, vá lá!... e os arranhões dos ramos manhosos da árvore de Natal que têm sempre que se dar uma ajeitadela.
estas semanas do advento trazem sempre alguma melancolia seja pela falta dos que já não estão comigo, seja pelos que ainda estão vivos mas ausentes até de si mesmos, é triste... e não há fitas brilhantes nem bolas elaboradas que alterem essa situação. depois, por outro lado, há forma de fazer alguém mais feliz.
foto representante Município de Peniche
Pai Natal Motard! é uma iniciativa em que participo desde que comecei a namorar o J. todos os anos (ou quase) são comprados um fato de pai natal que sem jeitinho nenhum se rasgam logo ali na hora, só de barretes tenho uma colecção! fazemos uma festa com esta acção  e sente-se entre todos nós uma cumplicidade de alegria e união por um bem maior, fazer sorrir uma criança!
é grande a responsabilidade e não estou p'raqui com altruísmos por que não é agora que nos tornamos melhores pessoas por isso! mas há crianças ali, naquela fila, à espera, talvez, da única prenda que receberão no natal... podemos gritar "amor", "alegria", "paz" aos quatro cantos do mundo que é muito bonito, sim senhor, mas não é isso que aquece o coração de uma criança nem lhe põe um sorriso no rosto nem ilumina o seu olhar, um presente é um gesto de amor! pena que nos esquecemos disso o ano todo...
todavia, a consciência dessa realidade leva sócios e participantes a chegar até elas e em seguida o que nos sentimos é gratificação. receber é óptimo mas dar... é maravilhoso! enche-nos a alma assim como também aquece o nosso coração, nascem sorrisos e iluminam-se os nossos olhares também. isto é amor. amor pelo próximo. aquele que não conhecemos nem o rosto nem o resto. e ainda assim ali estamos em prol de um bem maior.
espero ter a capacidade de incutir no meu filho o melhor que há no mundo, os valores morais e que deveriam ser a base da nossa sociedade: amor, compaixão, solidariedade, tolerância. há muitos mais, há, e trabalham-se trezentos e sessenta e cinco dias.
sejam felizes e façam por fazer os outros felizes também.

Sem comentários:

Enviar um comentário