segunda-feira, 7 de maio de 2018

Ser mãe, segundo primeiro dia da mãe



eu não sei o que é ser mãe. 

DIA DA MÃE 2017
não sei manter a calma. 
não sei chorar só com motivo. 
não sei rir apenas com justificação. 

não. eu choro porque não tenho calma; porque a alma se revolta num grito estridente de uma birra inesperada. 
eu choro porque palras ma-ma-ma-ma-(...) e quase parece que dizes ma-mã e... ah!, afinal não! 
e choro ainda porque, ainda ontem, eras tão pequenininho e choravas tanto e por tudo e por nada por que o mundo é gigante e tu, tão indefeso, nada te salvaguardará como o peito da tua mãe - ainda recordo as tardes em que só sossegavas em posição fetal e coordenavas a tua respiração com o tum-tum-tum acelerado, assustado, do meu coração. 
então choro porque agora já tens sete meses. e o tempo passa rápido demais e ainda há tanto para aprender e o que já passou afinal não foi nada... 

rio de ti. rio contigo. rio de mim. 
seis meses e descobri que os bebés, pelo menos os rapazes, têm bigode! e penungem de pintelhos ao passo que o pêlo das costas foi-se com o tempo. 
as gargalhadas são inesperadas. 
rio com e da expressão alegre no teu despertar.
rio de mim que me alegro do teu cocó e de quantos fizeste por dia - que grande festa cá em casa!

***
DIA DA MÃE 2018

é preciso tempo para o tempo fazer o seu trabalho - a ignorância tem o seu lado negro de ironia! - dar mama; dar banho;  vestir; dar a primeira colher de sopa e de papa; ver a primeira careta; assistir ao primeiro espirro, e a primeira tosse e eis... a primeira queda. 
depois choro eu. e tu ris. e eu rio de mim mesma, que figura, que exemplo, sim senhora!! 

ser mãe é mais que parir, é um facto. 
não sei como fazer as coisas mas sei uma coisa: é um amor que se alimenta de colo; que cresce numa lágrima que cai; que aumenta a par de um gu-gu da-da; que se afirma num sorriso; que sossega no cheirinho bom do meu bebé...
... que ensina a ser gente a gente que pensa ser alguém! afinal... só aprendemos a ser filhos quando somos pais e pais quando somos avós. até lá, ser mãe, é ser uma versão melhor de mim! ou assim espero por que assim o sinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário