quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

as medidas das mulheres baixinhas!

gosto tanto do BI (bilhete de identidade), não me apetece nada ter de mudar para o cartão de cidadão!, lembro-me tão bem de dizer isto à minha amiga S. como se tivesse acabado de o fazer.
aos dezasseis anos, salvo erro, fiz o cartão de cidadão pela primeira vez; e lá fui eu, ao registo civil.
do outro lado do balcão alto, a senhora levantou-se, tirou os óculos e disse: "medes p'raí um metro e meio!"; desculpe?! não me vai medir?? "não, não; não é preciso! desconta-se a sola e é isso!"Foto de Naftalina aos saltos.
ah! saí parva dali. como é que era possível alguém me tirar as medidas assim, a olho nu?? oh pah só comigo!!
quando recebi o cartão constatei o óbvio: 1,50m de altura! por amor da santa! ninguém mede 1,50m!
o ano passado ou o outro, sei lá!, tive de fazê-lo novamente. 
ah, ah! desta vez é que é! vou exigir que me meçam!
cheguei. disse boa tarde. a senhora do registo civil é muito castiça: de cabelo curto junto às orelhas; na casa dos seus quarenta anos avançados; a saia pelas canelas evidencia-lhe o corpo em forma de pêra; e os óculos presos pelo fio para que fiquem suspensos a meio do peito, onde o olhar é sobre as hastes, disse-me assim: descalce-se e suba para ali, para vermos quanto mede!
olhe, exclamo eu, contentíssima da vida, acho muito bem! (e contei-lhe a história)
portanto... analisava ela... esteja direita... não se estique! não se ponha em pontas dos pés. 
confesso que me estiquei um bocado a pensar que conquistava orgulhosamente dois ou três centímetros quando, sem esperar, a senhora pensa alto: 1, 48m.
desculpe?! o que disse??
a menina tem 1,48m.
oh senhora, por amor de deus!! deixe lá isso estar como estava!!! não me vai tirar dois centímetros!!! quer dizer, nenhuma autoridade vai andar com uma fita métrica a confirmar se tenho 1,50m ou 1,48m.
menina! regras são regras e a menina mede 1,48m! que diferença faz?
precisamente!

quando o cartão de cidadão chegou a casa, constatei: 1,48m. oh pah! a sério??

ainda bem que inventam dias para tudo, e hoje é dia das mulheres baixinhas! olha... é como diz o ditado português: "a mulher portuguesa quer-se como a sardinha!"

2 comentários:

  1. Adorei :-)
    Ainda me lembro de falarmos sobre isso... Lol Continua amiga, gosto de recordar estapas da nossas vidas de garotas :-*

    ResponderEliminar
  2. Aaahhhhhh ja nao posso de tanto rir.....

    ResponderEliminar