na recta final dos três meses o X. começou a dobrar o riso. que experiência deliciosa! e eu que até nem gosto nada de rir é uma chatice andar a fazer figurinhas pela casa a ver se ele ri à gargalhada outra vez ou se faz um rebater de língua que parece um assobio rouco.
começou numa noite de domingo. deitada no sofá, com os joelhos flectidos, o pequenino, insistente em fazer core, estava encostado às minhas pernas e ia fazendo força para se levantar. a acompanha-lo ia dizendo expressões simples como "possas pah!". caiu num sorriso que foi aumentando a cada repetição das minhas palavras e dos seus esforços até que se ouviu a primeira gargalhada!
entretanto iniciámos a sopa! pois que para não resistir a açucares já basta a mãe então, apesar da enfermeira ser uma querida e insistir que a primeira papa, geralmente eles (os bebés) não gostam muito, não arrisquei e ela concordou.
e ainda bem, porque supostamente a primeira papa não tem nem glúten nem açúcar e a primeira caixa em que mexi (e confirmei várias vezes: 4meses, primeira papa) tinha 25,50gramas de açúcar por 100gramas de papa! um absurdo! é um quarto só de açúcar!!
![]() |
imagem retirada da internet |
a senhora enfermeira lá me deu um panfleto com indicações de que papa deveria comprar (seria mais ou menos ao fim de quinze dias após iniciar a sopa) e os legumes que podia dar e para quantos dias, mais a fruta.
primeira sopa:
SOPA ABC - abóbora, batata e cebola. esta seria sempre a base para todas as outras; também podia substituir a abóbora por cenoura. e, aos poucos, então, fui introduzindo chuchu, curgete, alface, salsa, alho francês, feijão verde.
FRUTA - pêra cozida, maçã cozida, banana.
se corre bem? tem dias! se for em espaços públicos a agitação é tão grande que eu acho que até lhe passa a fome só para dar fé de tudo o que rodeia!! em casa... não pode ser elogiado que estraga tudo. cai num berreiro, é um esfregar de mãos que deus-me-livre, sopa vaporizada! enfim... toda uma animação cá em casa!
por falar nisto são horas de ir fazer nova sopa que o patareco não tarda a acordar!
Sem comentários:
Enviar um comentário