"não tens luvas? já viste como as tens as tuas mãos?! tão geladas?" ... em segundos antes de a responder a minha memória viajou no tempo. via-me no caminho para a escola, encasacada, cheia de camisolas, de mochila às costas até à paragem do autocarro. um caminho sem casas entre as duas localidades onde o mais que se via era a vegetação tapada com um manto de geada que a noite cobriu. o frio às sete horas matinais é de cortar, o calor da respiração não aquece o ar e a ponta do nariz é escarlate, a voz falha. as mãos geladas como o gelo quebradiço da arca frigorífica lá de casa tinham um tom arroxeado. numa das mãos levava uma moeda de cinquenta escudos ou de vinte; era a maior que tinha no bolso. quanto maior fosse mais aquecia embora houvesse dias em que aquecia a moeda e mão continuava geladíssima. agarrava-a com muito cuidado para não perdê-la e durante minutos que chegasse até a mão alternar a cor da pele e de roxo passar a vermelho até simplesmente ficar rosácea como as rosas do jardim da minha mãe. quando chegava à paragem já as mãos não estavam tão frias, era sempre a primeira a marcar presença, e só mesmo a ponta do nariz não resisita a tanto frio invernoso.
"não gosto de luvas. as fibras causam-me arrepios esquisitos! hei-de experimentar aquelas de pêlos fofinhos por dentro como as da serra da estrela."
"não gosto de luvas. as fibras causam-me arrepios esquisitos! hei-de experimentar aquelas de pêlos fofinhos por dentro como as da serra da estrela."
Só mxm tu para ter sempre estas memórias. Saudade de falar ctg..
ResponderEliminarbj.
Lembranças...
ResponderEliminarEu, no meu primeiro trabalho, tinha 14 anos e ia de bicicleta uns 8 km de manhã e outros à noite... Quando chovia, irritava-me profundamente quando a água escorria pelo "slim" da bicicleta e me molhava as calças e as cuecas!..... Almoçava por lá perto por 250$00... 1,25€...
Beijo
anónimo:
ResponderEliminar"saudade de falar ctg..."
humm... quem serás tu? satisfaz-me a curiosidade e conta-me lá! :)
mário:
250$00... que saudades de dizer isto: duzentos e cinquenta escudos...
beijo